no , , ,

Saiba Tudo sobre o Auxílio Gás: Benefício do Governo para Compra de Gás de Cozinha

Auxílio Gás: tire todas as suas dúvidas sobre o benefício social

Entenda como Funciona o Auxílio Gás do Governo
Entenda como Funciona o Auxílio Gás do Governo

O Auxílio Gás é um benefício oferecido pelo Governo Federal para as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Sua finalidade é ajudar os cidadãos à aquisição de gás de cozinha. Nos últimos meses, mais de 5 milhões de necessitados receberam uma quantia de R$ 108, correspondente a 100% do valor médio nacional de um botijão de gás de 13 kg. Entenda mais sobre este subsídio vital no decorrer deste artigo.

Através da Caixa Econômica Federal, o governo tem garantido os repasses dos valores às famílias beneficiadas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, em agosto de 2023, 5,63 milhões de famílias receberam o Auxílio Gás. A perspectiva é que os próximos pagamentos continuem beneficiando milhões de brasileiros. O Auxílio Gás é um importante recurso para quem mais precisa.

Quando será o próximo pagamento do Auxílio Gás?

A retomada dos pagamentos do Auxílio Gás só ocorrerá em outubro, uma vez que o benefício é pago bimestralmente. Assim sendo, desde a última parcela liberada em agosto, a próxima só estará disponível em outubro. Até 2024, os repasses continuarão sendo realizados a cada dois meses, seguindo o calendário de acordo com a numeração final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, nos últimos 10 dias úteis do mês.

Quem pode se inscrever no Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é destinado às pessoas que atendem a critérios específicos: estar com a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa; ou ter algum membro residente do domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Preferencialmente, o auxílio será concedido às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Usuários do Bolsa Família têm prioridade no Auxílio Gás?

Os usuários do Bolsa Família têm preferência para receber o benefício. Porém, isto não é garantia para a aprovação do Auxílio Gás, visto que a assiduidade do pagamento do auxílio não é garantida, dependendo de uma série de fatores, incluindo a disponibilidade de verba do governo.

Como fazer pré-cadastro para o Auxílio Gás?

Para tentar ser incluído na folha de pagamento do Auxílio Gás, os beneficiários devem seguir os seguintes passos:

  1. Baixar o aplicativo do Cadastro Único no smartphone;
  2. Fazer o pré-cadastro pelo aplicativo, informando os dados das pessoas que fazem parte da família;
  3. O responsável familiar terá até 120 dias para ir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

No CRAS, o responsável familiar deve apresentar seu CPF ou título de eleitor, assim como os documentos dos demais integrantes da família para realizar o cadastramento.

Como conferir se receberei o Auxílio Gás?

Os beneficiários podem verificar se receberão o Auxílio Gás através dos canais oficiais do governo federal, como os aplicativos Caixa Tem, Bolsa Família e CadÚnico. Lembre-se que para participar de programas sociais é necessário estar com a inscrição ativa no CadÚnico e sem pendências.

novas regras já começaram confira

JÁ Está Valendo Novas Regras do Bolsa Família Para Esse Grupo Confira

Alterações nos Benefícios Trabalhistas para 2024

Saiba como o novo salário mínimo de 2024 afetará FGTS, INSS e Seguro-desemprego!