no , ,

Tirando 1º Extrato INSS Para Declaração Do IR. Entenda

Entenda como funciona em poucos passos.

Tirando 1º Extrato INSS Para Declaração Do IR.
Tirando 1º Extrato INSS Para Declaração Do IR.

Último lote de restituição do Imposto de Renda terá correção de 4,22%. Veja como expedir o extrato. Confira!


Vale lembrar que o extrato de Imposto de Renda do INSS se trata do informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano.

Dessa forma, se observa que, o documento já está disponível e pode ser acessado pelo Meu INSS, site ou aplicativo. Assim, o cidadão não necessita comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.

Para tanto, o beneficiário precisa acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do Governo Federal.


Dessa maneira, na barra “Do que você precisa?”, é só digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento. Ademais, outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

Veja algumas situações específicas que exigem a declaração do Imposto de Renda 2023

Vale lembrar que, o primeiro deles é quando o trabalhador sacou o FGTS em 2023. Nesse caso, o valor sacado deve ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

É importante lembrar que apenas o valor sacado deve ser declarado, e não o saldo total do FGTS. Outra situação que exige declaração do FGTS é quando há processo trabalhista em andamento e o trabalhador tem direito a receber o saldo do fundo.

Nesse caso, o valor deve ser informado na ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente”.

Assim, caso o trabalhador teve mais de uma conta de FGTS durante o ano, é preciso informar o saldo de cada uma delas na declaração do Imposto de Renda 2023.

As informações sobre o saldo podem ser obtidas por meio do extrato do FGTS, que pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal.

Além disso, é importante destacar que a declaração incorreta ou omissão de informações sobre o FGTS pode levar o contribuinte a cair na malha fina da Receita Federal e ter que arcar com multas e juros.

Portanto, se você sacou o FGTS em 2023 ou tem direito a receber o saldo do fundo em um processo trabalhista, não se esqueça de incluir as informações na sua declaração de Imposto de Renda.

Em suma, se tiver dúvidas, o recomendável é a buscar a orientação de um profissional contábil ou da própria Receita Federal.


Governo Lula Prevê 1º Greve No Mandato Do Brasil.

Governo Lula Prevê 1º Greve No Mandato Do Brasil

Paramount; confira o preço imperdível

Paramount; confira o preço imperdível