no ,

Atenção: fique atento ao fim do saque-aniversário do FGTS

A princípio, a notícia é que o fim do saque-aniversário do FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço está com os dias contados.

Atenção: fique atento ao fim do Saque-aniversário do FGTS

A princípio, a notícia é que o fim do saque-aniversário do FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço está com os dias contados. Entenda mais no site do governo sobre essa modalidade.

Por fim, a decisão foi anunciado por Luiz Marinho, que é o atual ministro do Trabalho.

A opção do saque aniversário começou no ano de 2019, pelo ex presidente, Jair Bolsonaro, e que entrou em vigor no ano de 2020. Mais de 29 milhões de usuários já aderiram ao saque aniversário de acordo com a Caixa Econômica Federal.

No entanto, o benefício poderá chegar ao fim mesmo com o número crescente de apesar de trabalhadores aderindo ao programa. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já vem a possível possibilidade do fim do programa de resgate anual.

Contudo, Marinho acabou recuando em sua colocação, porém em de janeiro, voltou a falar sobre o fim da modalidade. Sendo assim, os pedidos da modalidade de saque-aniversário não irá mais funcionar, podendo ser o fim do saque-aniversário.

Mas qual o motivo que o Governo quer o fim do saque-aniversário?

O valor que os trabalhadores em dois anos acumularão, caso forem demitidos é grande e com isso estão insatisfeitos, Segundo Luiz Marinho. Pois quem optar pelo saque de aniversário e depois decidir mudar a opção do saque deverá aguardar até 25 meses antes de solicitar um novo pagamento.

Outro ponto que o ministro também abordou, além do fim do saque-aniversário, foi sobre a questão do resgate do FGTS, que prejudicou o fundo de investimentos do governo. O governo pode usar esses recursos para financiar obras de infraestrutura e saneamento até que os trabalhadores retirem o saldo do fundo garantidor.

Observações sobre o saque- aniversário:

Os trabalhadores que nasceram em janeiro resgataram seu valor do FGTS no saque-aniversário;
Os nascidos em fevereiro podem sacar.
Trabalhadores nascidos entre março e dezembro podem sofrer uma mudança.

Saque-aniversário

Essa modalidade funciona da seguinte forma: o trabalhador no mês de seu aniversário tem a possibilidade de fazer uma retirada de parte do saldo do seu FGTS (saque-aniversário), sempre no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador até o último dia útil do segundo mês subsequente, porém pode ser o fim do saque-aniversário

Os que nasceram entre janeiro têm até 31 de março deste ano para movimentar o valor.

Contudo, antes do ano de 2019 funcionava de forma diferente, a retirada só era possível em casos específicos, como:

  • demissão sem justa causa;
  • aposentadoria;
  • compra da casa própria.

No ano de 2020 entrou em vigor essa nova oportunidade de saque-aniversário, porém esse ano tem a possibilidade de chegar ao fim.


IR pode ter Isenção de até 2 salários Mínimos

IR pode ter Isenção de até 2 Salários Mínimos

Saque-Aniversário liberado em Fevereiro

Saque-Aniversário liberado em Fevereiro