no ,

Banco Inter Emite Má Notícia Acerca Do Saque-Aniversário Do FGTS

Entenda o motivo do péssimo comunicado.

Banco Inter Emite Má Notícia Acerca Do Saque-Aniversário.
Banco Inter Emite Má Notícia Acerca Do Saque-Aniversário.

Nesta semana, o Banco Inter emitiu um comunicado acerca do saque-aniversário do FGTS. Entenda na íntegra o que ocorreu.

Recentemente, por conta de inúmeras polêmicas acerca do saque-aniversário do FGTS, o Banco Inter efetuou um relatório público. O mesmo decidiu que a modalidade não oferece riscos para o financiamento de projetos habitacionais pelo FGTS.

Dessa forma, conforme e fintech digital, desde o ano 2021, com a pandemia, tem contribuído para que a arrecadação do FGTS seja superior aos resgates. Neste sentido, o saque-aniversário não representa um risco para projetos financiados pelo FGTS.

O saldo do FGTS é administrado pela Caixa que, enquanto ele não é resgatado pelo trabalhador, o investe em operações de crédito.

O que mais o Banco Inter falou a respeito?

A instituição bancária também ressaltou que, o saque-aniversário funciona como um complemento à renda das famílias. Além do mais, ainda traz que, com a liberação do FGTS, ainda que de maneira parcial, é possível que o trabalhador faça um investimento com melhores taxas de retorno. Isso pois, o rendimento do fundo é baixo quando comparado a Taxa Selic, ficando empatado com a inflação.

Também relata que, desde o ano de 2017, o FGTS obteve rendimento de 38%, já a Selic atingiu 50% no período.

“Considerando o cenário de inflação e Selic maior para os próximos anos, será ainda mais vantajoso para o trabalhador sacar os recursos e investir em outros instrumentos, como tesouro Selic, ou tesouro IPCA+, por exemplo”, ponderou o relatório do Inter.

Polêmica do saque-aniversário

Nesta diapasão, Luiz Marinho vem tecendo críticas ao saque-aniversário do FGTS, considerando até mesmo acabar com a modalidade. Conforme ele, isso desvirtua o principal objetivo do fundo, que é ser um tipo de reserva de emergência para os trabalhadores ao serem demitidos ou quiserem financiar a casa própria.

Por conta disso, Marinho também afirmou que o saque será mantido, porém com algumas alterações, entre elas, a permissão para o trabalhador realizar o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa, ainda que tenha optado pelo saque-aniversário.

Por fim, vale ressaltar que, também conhecida como Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

Quem pode receber o FGTS? ENTENDA

Poderá receber o trabalhador com carteira assinada tem direito ao saque do fundo em sua demissão (saque-rescisão) ou mês de nascimento (saque-aniversário), e ainda nos casos de saque extraordinário, calamidade pública, doenças graves, aposentadoria ou a partir dos 70 anos de idade.

Salário mínimo; confira impacto na economia

Salário mínimo; confira impacto na economia

Confira 2 Opções De Crédito Fácil Para Microempreendedores.

É MEI? Confira 2 Opções De Crédito Fácil Para Microempreendedores Como Você