Recentemente, a notícia que tem dominado a internet é a seguinte: “Musk toma atitude controversa.” Elon Musk, um bilionário e CEO da SpaceX e da plataforma X (antigo Twitter), tem tomado medidas controversas, não sendo esta a primeira vez que o empresário se envolve em polêmicas. Desde que adquiriu o antigo Twitter, Musk tem estado em evidência, seja por realizar mudanças drásticas nas redes sociais ou por se envolver em casos controversos.
Um exemplo desses casos é o “Twitter Blue”, no qual as pessoas interessadas em obter o cobiçado selo de verificação precisam pagar por uma assinatura. Essa regra se aplica tanto a quem deseja obter o selo em seu perfil quanto àqueles que já o possuem. A premissa é clara: se você quiser o selo, terá que pagar por ele.
TweetDeck
Na última controvérsia, o aplicativo TweetDeck se tornou pago. Essa mudança foi oficialmente anunciada em 15 de agosto deste ano, portanto é algo muito recente para os usuários. Agora, os usuários da plataforma X são direcionados para uma página de inscrição sempre que tentam acessar o aplicativo, pegando muitos de surpresa.
Em julho, a plataforma X (antigo Twitter) anunciou que o TweetDeck, um recurso que permite aos usuários monitorar várias contas simultaneamente, estaria disponível apenas para usuários verificados a partir de agosto.
Isso significa que os usuários teriam que pagar para usar a ferramenta. Ao tentar acessar o novo recurso, agora chamado de “X Pro”, os usuários recebem uma mensagem solicitando o pagamento anual para obter a verificação. O valor é de US$ 84 dólares, equivalente a R$ 418 na cotação atual.
Mudanças aplicadas por Elon Musk
Elon Musk adquiriu o Twitter no ano passado e implementou várias reformas. Desde então, a plataforma passou por uma reformulação significativa, incluindo demissões de funcionários e a busca por assinaturas e receitas adicionais para um serviço muito popular, mas que apresentava algumas falhas.
Na última semana, a nova diretora da X, Linda Yaccarino, afirmou que a plataforma está se aproximando do equilíbrio e já está contratando mais pessoal. O TweetDeck, lançado há mais de 10 anos, permite aos usuários organizar suas contas em colunas temáticas diretamente em seus computadores.