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Faixa AZUL Conheça A Mais Nova Mudança No Trânsito

Novas propostas vem sendo feitas com o intuito de melhorar o trânsito das cidades.

para que serve a faixa azul?
para que serve a faixa azul?

As regulamentações de trânsito passam por constantes atualizações com o objetivo de tornar as vias mais seguras para condutores e pedestres, além de permitir um fluxo de veículos mais eficiente. Nesse sentido, em algumas cidades brasileiras, começou a ser implementada uma nova forma de faixa denominada “faixa azul”, a qual difere da já existente.

Isso se deve ao fato de que o primeiro tipo de faixa azul foi estabelecido com a finalidade de reservar um espaço nas ruas exclusivamente para ônibus, que são responsáveis pelo transporte público de milhares de pessoas diariamente. Essa medida foi adotada para agilizar o tráfego dos ônibus e ajudar a reduzir os congestionamentos nos grandes centros urbanos.

Portanto, o anúncio de uma nova faixa azul surpreendeu muitas pessoas. Elas não têm informações precisas sobre a finalidade dessa sinalização, seu funcionamento, em quais cidades ela já está em vigor e onde ela será implementada em breve.

Como funciona essa nova faixa azul?

Um dos principais desafios enfrentados nas grandes cidades está relacionado à mobilidade, uma vez que o aumento no número de veículos provoca congestionamentos e pode tornar o trânsito um ambiente perigoso, com maior incidência de acidentes. Como forma de buscar soluções para esse problema, foi introduzida em São Paulo a nova faixa azul.

Essa iniciativa consiste em separar um corredor nas vias destinado exclusivamente ao tráfego de motocicletas, separado dos automóveis. O objetivo é reduzir os conflitos e acidentes envolvendo motos e carros por meio da delimitação física desse espaço sinalizado. Dessa maneira, espera-se diminuir a competição constante por espaço entre os motoristas.

A proposta da prefeitura de São Paulo é construir uma faixa exclusiva para motocicletas nas margens dos rios, com acesso por meio de pontes. Enquanto a infraestrutura necessária não é desenvolvida, em 2022 foi iniciado um projeto-piloto na Avenida 23 de Maio, com 5,5 km destinados ao tráfego de motos.

O projeto foi expandido para a Avenida dos Bandeirantes e está sendo analisada a criação de mais 220 km de faixas exclusivas. Além disso, foram implementados 416 pontos de parada seguros, que são espaços para motos localizados à frente dos outros veículos nos semáforos. A faixa azul é posicionada entre os carros, no espaço entre as faixas de rolamento 1 e 2.

Expansão para outras cidades

O projeto da nova faixa azul da prefeitura de São Paulo foi inspirado no modelo pioneiro adotado na Malásia. Um país asiático onde 47% da frota de veículos é composta por motos. Esse modelo é inédito no Brasil e, diante dos resultados positivos observados na capital paulista, a iniciativa deve ser expandida para outras cidades do país.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, durante um ano não houve registro de mortes na nova faixa azul. Ao todo, ocorreram 98 acidentes, com 59 vítimas feridas e 44 sem ferimentos.

Na prática, isso não implica em mudanças no trânsito. Mas sim em uma organização do espaço que já é normalmente utilizado pelos motoristas, permitindo que as motos circulem com maior tranquilidade e segurança.

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