no ,

FGTS Digital Recebe Mudanças Que Vai MEXER No Bolso De Muitos

Todos os empregadores poderão acessar esse novo sistema para que possam se familiarizar com todos os detalhes.

NOVAS MUDANÇAS NO FGTS DIGITAL
NOVAS MUDANÇAS NO FGTS DIGITAL

Embora ainda não tenha sido concluído, 2023 já está sendo caracterizado por especialistas como um ano de reconstrução. Inúmeras transformações estão ocorrendo sob a direção do Governo Federal, tendo impactos diretos e indiretos nos trabalhadores.

Um dos alvos dessas mudanças é um dos benefícios trabalhistas mais conhecidos no Brasil: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Compreenda precisamente as possíveis ocorrências e como esse tipo de conta pode passar por mudanças substanciais a partir deste ano. Saiba qual é a previsão e como isso pode ter um impacto direto nos indivíduos empregados formalmente.

A Implantação do Novo Sistema do FGTS Digital

É uma confirmação oficial! O Ministério do Trabalho e Emprego validou a introdução do novo sistema do FGTS Digital. Essa notícia já vinha circulando nos bastidores e foi confirmada juntamente com os pormenores das mudanças previstas.

De acordo com informações iniciais, a nova plataforma poderá inclusive modificar a maneira pela qual os valores são recolhidos, assim como os prazos.

Para assegurar um lançamento sem complicações, será iniciada uma fase de “testes” entre os dias 19 de agosto e 10 de novembro deste ano.

Nesse intervalo, todos os empregadores terão a oportunidade de utilizar esse novo sistema para se familiarizarem com todas as particularidades.

As Transformações Provocadas pelo FGTS Digital

Atualmente, o prazo para o recolhimento do Fundo de Garantia vai até o sétimo dia de cada mês. Uma das principais alterações no novo sistema é precisamente nesse cronograma de recolhimento.

O novo sistema do FGTS Digital permitirá que o recolhimento ocorra até o vigésimo dia de cada mês. Isso será viabilizado por meio dos serviços digitais de emissão de guias, como determinado pela Lei 14.438/2022.

Na prática, a inovação com o FGTS Digital está no recolhimento por meio de guias próprias. Isso substituirá o sistema SEFIP e as guias GFIP. Ademais, os recolhimentos serão efetuados diretamente por meio do sistema PIX.

Impacto do FGTS Digital para os Trabalhadores

Por fim, é essencial salientar que o novo sistema utilizará as informações do eSocial como base de dados. Trata-se de uma abordagem nova de gestão integrada que aprimorará o processo de arrecadação desse benefício trabalhista.

No que diz respeito aos trabalhadores, a principal mudança com o FGTS Digital será uma simplificação na prestação de informações. Além disso, a apuração e recolhimento poderão ser mais eficientes.

Em outras palavras, quando alguém necessitar dos recursos do Fundo de Garantia, talvez possa contar com um acesso mais descomplicado a esses recursos.

Por último, essa novidade deve introduzir várias ferramentas que possibilitarão a gestão e transparência desse benefício para os empregadores. Sobretudo, isso será um facilitador para aqueles que precisam inserir esses valores no sistema.

O resultado pode ser uma sensação de maior tranquilidade para todos os envolvidos – tanto os empregadores quanto os empregados. Importante ressaltar que o lançamento oficial, após a fase de testes, está programado somente para 2024.

pix agora é taxado?

Banco Central Decreta TAXAÇÃO Do PIX?Veja Fala do Presidente

NOVO CARTÃO NUBANK

Nubank Lança Um Novo CARTÃO Temporário Veja Como Utilizá-lo