no , ,

FGTS Libera O Saque Nessa Modalidades Confira

Novas modalidades de saque estão sendo analisadas pelo Congresso Nacional.

conheça as modalidades que permite saque
conheça as modalidades que permite saque

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no qual o empregador deve fazer depósitos mensais em uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal. O saldo acumulado serve como uma reserva financeira para o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de moradia própria, entre outras circunstâncias.

Contudo, o acesso ao FGTS é um tema frequentemente debatido no âmbito do Governo Federal. Atualmente, novas modalidades de saque estão em discussão no Congresso Nacional e podem ser aprovadas ainda este ano. Veja mais detalhes a seguir.

Congresso Nacional analisa novas formas de saque do FGTS

Tudo indica que em breve os trabalhadores terão à disposição novas modalidades de saque do FGTS, graças a projetos em tramitação no Congresso Nacional. De maneira geral, essas medidas visam beneficiar o trabalhador em situações específicas em que ele possa necessitar de recursos adicionais em suas contas. Confira:

  1. Mulher vítima de violência doméstica: Infelizmente, o Brasil apresenta altos índices de violência doméstica, que englobam agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais. Atualmente, as mulheres vítimas de violência doméstica contam com a Lei Maria da Penha, que tem como objetivo prevenir e combater esses casos. No entanto, em breve, as vítimas poderiam também realizar saques do FGTS, uma vez que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A ideia é proposta pela senadora Jussara Lima (PSD-PI), que apresentou ao Senado Federal o Projeto de Lei 807/2023. De acordo com a autora, o assunto é de extrema importância, pois muitas mulheres permanecem em situações de violência devido à dependência financeira. Além disso, a falta de recursos financeiros pode contribuir para que elas não se sintam capazes de sair desse ambiente violento.

  1. Saque do FGTS para a compra de veículos: Outra modalidade em análise, proposta pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (União – MA), é o saque do FGTS para a compra de veículos. Ele argumenta que, se aprovada, essa medida pode estimular o comércio e melhorar a mobilidade dos cidadãos brasileiros. Essa proposta se assemelha à utilização do FGTS para a aquisição da casa própria.

O Projeto de Lei 2679/22 está em avaliação nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, Constituição e Justiça, Cidadania e Finanças e Tributações. Se aprovada, os trabalhadores poderão adquirir veículos novos ou usados com recursos do seu Fundo de Garantia.

  1. Saque do FGTS ao pedir demissão: Por fim, outra proposta de lei visa permitir que os trabalhadores retirem todo o seu FGTS ao pedirem demissão do emprego. Atualmente, essa possibilidade só existe quando o empregador dispensa o funcionário sem justa causa. O deputado Laercio Oliveira (PP-SE) é o autor do projeto, que está em análise nas comissões de Trabalho, Finanças e Tributações, Cidadania, Constituição e Justiça, e Administração e Serviço Público.
inss surpreende entenda

Surpreendente INSS Deposita Novo Pagamento Confira

Vítimas de ciclone no Sul poderão sacar FGTS

Residentes do Rio Grande do Sul atingidos por ciclone têm saque FGTS calamidade liberado