O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma conta emergencial importante disponível para todos os trabalhadores do Brasil com contrato de trabalho sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Através dessa conta, os trabalhadores podem realizar saques em várias modalidades, ajudando em diversas situações financeiras.
Pagamento dobro
Em breve, os brasileiros poderão usufruir de um pagamento em dobro em suas contas vinculadas ao FGTS. Esse dinheiro provém de duas modalidades de saque que serão liberadas em agosto.
Uma delas é o saque-aniversário, que permite que os trabalhadores tenham acesso a uma parte dos valores disponíveis em suas contas do FGTS todos os anos.
Para ter acesso a esse benefício, é necessário possuir dinheiro suficiente na conta para realizar o saque (sendo o valor mínimo R$ 500) e optar pela modalidade. Sendo assim, ciente de que abrirá mão do saque-rescisão, que é pago em caso de demissão sem justa causa.
Uma vez que o trabalhador opte pelo saque-aniversário, ele poderá sacar no mês de seu aniversário e no segundo mês seguinte, no período de 1º de agosto a 31 de outubro.
Outras modalidades
A outra modalidade é o pagamento do lucro do FGTS, que consiste em uma correção monetária anual. Neste ano, é prevista a distribuição de cerca de R$ 15 bilhões pelo Conselho Curador do FGTS. Portanto, a forma de compartilhamento do dinheiro e o valor a ser pago para cada trabalhador ainda serão definidos.
O montante recebido dependerá do saldo que o beneficiário possuía em sua conta até o último dia do mês de dezembro do ano anterior. Todavia, esse pagamento está previsto para ocorrer até o último dia de agosto, diretamente pelo aplicativo do FGTS.
Contudo, é importante destacar que o acesso aos valores está sujeito às mesmas regras utilizadas para outras modalidades do FGTS. Ou seja, só é possível realizar o saque se houver uma justificativa válida.