no ,

MEI deve aumentar o número de contratações: descubra o porquê

Maneira de formalizar algumas áreas de trabalho. Entenda por que o ministro afirma que o MEI deve aumentar o número de contratações.

MEI deve aumentar o número de contratações

Criada pelo Governo Federal como uma maneira de formalizar algumas áreas de trabalho, a categoria MEI cresce cada vez mais. O grupo que atrai um grande número de brasileiros, possui acesso a diversos benefícios, regras e obrigações. Dessa forma, entenda por que o ministro do Trabalho afirma que o MEI deve aumentar o número de contratações.  

A categoria MEI

O setor do Microempreendedor Individual – MEI, foi desenvolvido pelo Governo Federal com o intuito de formalizar a situação dos trabalhadores. Em síntese, ao se cadastrar nessa categoria, além de agir na regularidade do mercado, o MEI receberá diversos benefícios. No entanto, também existem regras e exigências para permanecer neste grupo. Dentre as vantagens está a de aposentadoria e outros elementos previdenciários, entretanto, é necessária a contribuição regular com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

MEI deve aumentar o número de contratações com carteira assinada

De acordo com Luiz Marinho, ministro do Trabalho, o MEI deve aumentar o número de contratações e o Governo Federal tem planos de ajustar algumas regras da categoria. Dessa forma, tornam-se possíveis as contratações através da carteira assinada. Em suma, um dos problemas que essa mudança deseja combater é o das fraudes trabalhistas. 

A plataforma UOL realizou uma entrevista na qual Marinho afirma que a questão não é o Microempreendedor Individual, mas sim as ferramentas que ele utiliza. Por exemplo, uma pessoa possui dez carrinhos de pipoca e contrata dez profissionais para trabalhar neles. Neste caso, os contratados são empregados e isso designa uma fraude trabalhista.   

Aumento do teto de faturamento

Marinho explica como o aumento do limite de faturamento desse setor pode ser benéfico. Nesse sentido, através dessa mudança o MEI deve aumentar o número de contratações com carteira assinada. 

Além disso, o ministro do Trabalho afirma que inserir tipos de contribuições diferentes e variadas daria às instituições a opção de pagar menos impostos. Dessa maneira, as grandes empresas poderiam destinar esse valor ao setor de contratação de funcionários.  

Trata-se de uma medida capaz de agregar muitos benefícios. No entanto, o ministro declara que essa alteração poderia influenciar na arrecadação de contribuições do governo. Assim, o ideal é estudar as melhores soluções, com o intuito de encontrar uma maneira dessa perda ser compensada logo no período inicial, evitando maiores danos. Um dos pontos que Marinho aborda é o da taxação dos mais ricos. Portanto, de acordo com ele, com 1% dos bilionários pagando impostos, a diminuição da carga tributária poderia ser suavizada de maneira global. 

Novo cartão de descontos para beneficiários do INSS

Novo cartão de descontos para beneficiários do INSS

MEI predomina com mais escolarizados: entenda

MEI predomina com mais escolarizados: entenda