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Prova de Vida automática INSS 2023

Prova de Vida automática INSS 2023. A prova de vida automática do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ) entra em vigor neste ano.

Prova de Vida automática INSS 2023
Prova de Vida automática INSS 2023

prova de vida automática do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ) entra em vigor neste ano. Segundo fontes, o sistema que vai permitir o cruzamento de várias informações sobre os segurados na base de dados do governo federal, está pronto para entrar em operação.

Com isso, caberá ao próprio INSS utilizar as bases de dados do governo federal para checar se os segurados estão vivos.

Isso será feito com o cruzamento de informações, cada vez que os segurados acessarem um dos serviços do governo.

“A partir de janeiro de 2023, cabe ao próprio INSS verificar se o segurado segue vivo. Com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida”

Assim, afirmou a instituição.

Por enquanto, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida possa vigorar.

A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deverá agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático.

O que é Prova de Vida do INSS

A prova de vida tem a principal função de estabelecer, organizar e administrar os segurados do INSS, incluindo pensionistas, aposentados ou beneficiários que recebem os valores através da conta corrente, cartão magnético ou poupança.

Desse modo, a prova de vida da Previdência Social 2023 tem a função de identificar os segurados que estão vivos. Consequentemente evitar fraudes no uso indevido da documentação do segurado.

Existe calendário para Prova de Vida do INSS

Sim, porém até o momento, não há informações sobre o calendário da prova de vida do INSS disponível. 

Quais os documentos utilizados para realizar a Prova de Vida do INSS 2023

A realização da prova de vida acontece de forma obrigatória. As pessoas que perderem o prazo estabelecido pelo INSS podem ter os valores suspensos.

Pedem-se os documentos:

  • RG
  • CPF
  • Extrato bancário

Porém as regras das agências podem se modificar, por isso é importante ligar para o 135 e tirar dúvidas.

Vale lembrar que o prazo máximo para regularização dos dados é de até 6 meses, caso contrário o beneficiário terá os valores bloqueados. 

Caso aconteça o bloqueio, o segurado tem até 72 horas para atualizar as informações faltantes. A conclusão do serviço assim como análise documental acontece em um prazo de 40 dias.

prova de vida INSS pode ser realizada em domicílio para pessoas com idade superior a 80 anos ou por segurados que não estejam em condições de dirigir-se às unidades.

Nesses casos, é necessário ligar para o 135 ou realizar o agendamento através do portal do Meu INSS para informar a situação.

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