no , , ,

Revisão da Vida Toda: vém mudanças por aí

Confira as mudanças na Revisão da Vida Toda pelo cálculo das contribuições e na forma de solicitação do benefício.

Revisão da Vida Toda: vém mudanças por aí
Revisão da Vida Toda: vém mudanças por aí

Revisão da Vida Toda é a nova possibilidade de usar toda a vida contributiva do segurado na cálculo dos benefícios do INSS.

Dessa forma, o segurado que der entrada no pedido de Revisão da Vida Toda terá todo o seu histórico de remunerações analisado.

Sendo assim, o cálculo da aposentadoria agora considerará os salários recebidos no período anterior ao Plano Real e não apenas após, como é atualmente.

Assim, a revisão beneficiará não só aposentados, mas também pensionistas e quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Quem pode requerer a Revisão da Vida Toda

Podem pedir a revisão os beneficiários que começaram a receber a aposentadoria entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019.

Por outro lado, aqueles que se aposentaram após a Reforma da Previdência não têm direito ao benefício da verificação.

Porém, depois que o pedido da Revisão da Vida Toda é feito, o valor da aposentadoria será recalculado e não será possível voltar atrás.

Na prática, se a inclusão dos salários mais antigos no cálculo fizer com que o benefício atual diminua, o aposentado receberá um valor mais baixo.

Portanto, não é simples saber se vale a pena ou não requerer a Revisão da Vida Toda.

Por isso, indica-se que o segurado contrate um advogado especialista em questões previdenciárias para fazer os cálculos antes de qualquer solicitação ser feita ao órgão.

Outras mudanças

Anteriormente, para requerer a solicitação da Revisão da Vida Toda era necessário ingressar judicialmente para que a autarquia fizesse a reanálise da aposentadoria.

Porém, na última segunda-feira (9), uma atualização mudou essa dinâmica.

A partir de agora, a solicitação nas plataformas digitais do órgão previdenciário, como o site meu.inss.org.br e o aplicativo Meu INSS.

Dessa forma, a atualização traz facilidades de um lado.

Porém, de outro, há um risco para os segurados que ainda não sabem do que se trata a nova revisão.

Segundo o INSS, a nova opção nas plataformas digitais serve apenas para diferenciar o pedido das demais revisões do Instituto.

Mesmo após a explicação da autarquia, recomenda-se fortemente a contratação prévia de um advogado especialista no assunto antes de solicitar a Revisão da Vida Toda.

A final de contas, o atalho no site e no aplicativo podem facilitar a solicitação de Revisão da Vida Toda.

Mas, em contrapartida, pode ser uma forma de captação fácil de pedidos com o risco de redução do valor na aposentadoria atual.

dispositivos de uma casa inteligente

Dispositivos de uma casa inteligente: Conheça os mais importantes

STF no rastro do Bolsonaro

STF no rastro do Bolsonaro