no

Setor automobilístico propõe LIBERAÇÃO do FGTS para compra de carros

Com a queda na demanda e o aumento da concorrência com veículos importados, as vendas de carros novos diminuíram significativamente.

FGTS para compra de carros
FGTS para compra de carros

A indústria automotiva brasileira tem enfrentado uma crise nos últimos anos, porém, FGTS para compra de carros pode mudar isso.

Com a queda na demanda e o aumento da concorrência com veículos importados, as vendas de carros novos diminuíram significativamente.

Para enfrentar esse cenário, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) está estudando alternativas em conjunto com o governo federal para estimular a renovação da frota brasileira, e uma das opções em discussão é a liberação de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de veículos novos.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explicou que a proposta é semelhante à adotada pelo Chile no ano passado, quando o país liberou o fundo de previdência para a compra de veículos zero.

Aliás, segundo ele, a medida foi um sucesso e resultou em um aumento significativo nas vendas de carros novos.

O FGTS, que atualmente só pode ter uso para a compra de imóveis, tratamento de doenças graves ou demissão sem justa causa, poderia ser uma opção semelhante para o Brasil.

A ideia é que os trabalhadores que têm recursos no FGTS possam usar parte do saldo para comprar um carro novo, o que seria um estímulo para a renovação da frota brasileira.

FGTS para compra de carros pode ajudar no crescimento financeiro

Além disso, a medida poderia ajudar a impulsionar a economia do país, já que a indústria automotiva é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico.

No entanto, ainda não há uma definição sobre como seria feita essa liberação do FGTS para a compra de carros novos.

A proposta está em discussão entre a Anfavea e o governo federal, e ainda precisa de análise em detalhes para determinar se seria viável e como seria a implementação.

Mesmo assim, a ideia é uma alternativa interessante para enfrentar a crise na indústria automotiva brasileira.

Além da liberação do FGTS para a compra de carros novos, outras medidas estão sendo discutidas para estimular a renovação da frota brasileira.

Uma delas é a criação de um programa de incentivo para a troca de carros antigos por modelos novos.

Outros países, como a Alemanha, já utilizou essa medida e teve um resultado positivo na renovação da frota e na redução da emissão de poluentes.

Aliás, no Brasil, a ideia seria oferecer incentivos fiscais para quem trocasse um carro antigo por um modelo novo, o que seria bom tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

Privatização

Lula diz que conseguiu suspender PRIVATIZAÇÃO de 38 estatais!

Veja Alguns Mitos E Verdades Sobre O Benefício Auxílio Reclusão.

INSS: Veja Alguns Mitos E Verdades Sobre O Benefício Auxílio Reclusão