no , ,

Como Tirar A Aposentadoria A Partir Dos 40 No INSS?

Confira como é possível se aposentar a partir dos 40 anos de idade.

Como Tirar A Aposentadoria A Partir Dos 40 No INSS?
Como Tirar A Aposentadoria A Partir Dos 40 No INSS?

Confira como tirar sua aposentadoria entre os 40 e 50 anos do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS.

Primeiramente, é preciso se lembrar que, a aposentadoria por idade tem regras anteriores e posteriores à Reforma da Previdência (13/11/2019), bem como uma regra de transição.

Portanto, confira a seguir como funcionam as seguintes regras:

INSS: APOSENTADORIAS PARA QUEM TEM ENTRE 40 E 50 ANOS


Se observa que existem 2 possibilidades de aposentadorias para quem está na faixa etária entre 40 e 50 anos de idade, sendo:

  • Regra de transição da aposentadoria por pontos;
  • Regra de transição do pedágio de 50%.

Sendo assim, a regra de transição da aposentadoria por pontos poderá ser uma alternativa para a segurada mulher com 50 anos de idade e 40 anos de tempo de contribuição.

A mesma é uma segunda alternativa para mulheres, bem como para homens, estes que têm entre 40 e 50 anos de idade.

Porém, concernente à Regra do Pedágio de 50%, o certo é preencher um período adicional, como o especial ou o militar, para que você consiga somar mais esse tempo na sua aposentadoria.

Após as alterações das regras de transição e das demais normas trazidas pela Reforma da Previdência (13/11/2019), as mudanças têm gerado muita confusão entre os segurados.

Lembrando que, em novembro de 2019, a Reforma surgiu com um número maior de regras que dependem de idade mínima. Porém, nem todas as regras demandam esse requisito.

2) REGRA DE TRANSIÇÃO DA APOSENTADORIA POR PONTOS: PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MULHERES


Vale destacar que, essa regra começa a mostrar uma realidade mais próxima de aposentadoria, principalmente para as mulheres que têm entre 40 e 50 anos de idade.

Para tanto, a pontuação vai ser a soma da sua idade e mais o seu tempo de contribuição, sendo:

  • Não exige idade mínima;
  • 100 pontos (2023);
  • 35 anos de tempo de contribuição. Não exige idade mínima;
  • 90 pontos (2023);
  • 30 anos de tempo de contribuição.

Sendo assim, como esta norma requer uma pontuação, o trabalhador terá que compensar com a sua idade se tiver um tempo de contribuição muito próximo do tempo mínimo.

Mas caso já soma um tempo de contribuição bastante acima do tempo mínimo, é passível que consiga alcançar sua aposentadoria.

Aposentadoria INSS: Confira o exemplo de Carlos:

Suponha que, neste ano de 2023, Carlos Augusto soma 35 anos de tempo de contribuição.

Neste sentido, o mesmo vai precisar ter 65 anos de idade para conseguir fechar 100 pontos (35 + 65) e se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por pontos.

Já no caso dos homens com idades entre 40 e 50 anos, se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por pontos não é uma opção.

E supondo que Maria Joana soma 30 anos de tempo de contribuição, a segurada irá precisar ter 60 anos de idade para conseguir fechar 90 pontos (30 + 60) e se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por pontos.

Bem como no exemplo do Carlos Augusto, o exemplo da Maria Joana também requer uma idade bastante superior à faixa etária entre 40 e 50 anos.

Em suma, como a mulher necessita de 10 pontos a menos que os segurados homens, poderá ser que uma segurada consiga se aposentar tendo entre 40 e 50 anos.

FGTS Que O Governo Quer Acabar, Beneficiou 23 Milhões.

Saque Aniversário FGTS Que O Governo Quer Acabar, Beneficiou 23 Milhões De Trabalhadores

Aumento-desse-programa-veja

Aumento do Minha Casa, Minha Vida? Veja