no , ,

INSS Acaba de Emitir Comunicado Oficial Sobre A Prova de Vida

Aqueles que não realizam o procedimento podem acabar ficando sem os valores. Confira.

prova de vida inss recebe atualizações

A prova de vida é um procedimento importante para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovarem que estão vivos e, assim, continuarem a receber seus pagamentos. Se esse procedimento não for realizado, os segurados podem ficar sem acesso aos benefícios. O Governo Federal emitiu um comunicado sobre a prova de vida e algumas mudanças no processo.

Anteriormente, os segurados precisavam se deslocar a uma agência do INSS para realizar a prova de vida. No entanto, desde janeiro deste ano, o INSS implementou uma nova forma de realização do procedimento, tornando-o mais simples. Agora, o instituto vai cruzar dados com outras instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas para verificar a condição de vida dos beneficiários.

Atividades aceitas como comprovação

Diversas atividades passaram a ser aceitas como comprovação de vida, incluindo:

1. Acesso ao Meu INSS (disponível para Android e iOS).
  2. Recebimento dos valores com uso da biometria.
  3. Atendimentos presenciais em agências do INSS.
  4. Vacinação.
  5. Atendimento em redes públicas de saúde, como no SUS.
  6. Emissão ou renovação de documentos pessoais (RG, CNH, carteira de trabalho e passaporte).
  7. Declaração do Imposto de Renda.

Caso o INSS não consiga identificar nenhuma dessas atividades, ele poderá notificar o segurado por meio do app do Meu INSS, por telefone ou por extratos bancários. É importante destacar que os beneficiários não precisam aceitar a contratação de nenhum serviço dos bancos para realizar a prova de vida.

A declaração da prova de vida para servidores públicos acontece exclusivamente por meio do Sougov.br ou Gov.br, além de ser realizada nas agências bancárias onde recebem seus pagamentos. A comprovação deve ocorrer até o mês de aniversário do beneficiário, portanto, é essencial ficar atento às datas e cumprir esse requisito para continuar recebendo os benefícios do INSS.

programa do governo vai pagar R$150 para esse grupo

Governo ACABA De Lançar Um Novo Benefício Que Paga R$150 A Seus Beneficiários

cnh não precisará ser renovada? venha ver

Renovação da CNH Vai Acabar? Veja Todos os Detalhes Desse Projeto