Não seria exagerado afirmar que os trabalhadores no nosso país aguardam ansiosamente pelo momento da aposentadoria. Como é de conhecimento geral, a aposentadoria é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros quando eles chegam à velhice e não podem mais continuar trabalhando. No entanto, é importante observar que existem outras formas de se aposentar além de alcançar a idade estabelecida.
No entanto, um grande grupo de aposentados está atualmente enfrentando o risco de perder os pagamentos do benefício. Portanto, é importante entender o que está acontecendo, como descrito no texto abaixo, e verificar se você também pode estar sujeito a perder os valores da sua aposentadoria.
Compreenda quem está em risco de perder a aposentadoria
Conforme muitos já devem saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por efetuar os pagamentos da aposentadoria. No entanto, alguns beneficiários podem receber seus benefícios por meio de outras instituições no país. Esse é o caso, por exemplo, dos aposentados que correm o risco de perder a aposentadoria.
Esse grupo é composto pelos aposentados que fazem aniversário em junho e recebem seus pagamentos por intermédio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Além disso, também inclui aqueles que recebem pensões da PBH. Essas pessoas estão sujeitas a perder seus pagamentos porque não realizaram o recadastramento anual obrigatório.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, um total de 400 cidadãos belo-horizontinos deixaram de efetuar o recadastramento obrigatório. A Prefeitura ressalta que o recadastro só pode ser feito até o dia 30 de junho, ou seja, nesta sexta-feira.
Caso os beneficiários não realizem o recadastramento, os pagamentos serão suspensos. Os depósitos só serão retomados quando os cadastros forem atualizados novamente. Portanto, os beneficiários devem agir rapidamente para regularizar sua documentação.
Confira os documentos necessários para o recadastramento
No entanto, é importante observar que a suspensão dos pagamentos não é uma medida definitiva e pode ser contornada. Para isso, os beneficiários precisam apenas realizar o recadastramento.
No entanto, aqueles que fizerem o recadastramento após o prazo estabelecido pela Prefeitura de Belo Horizonte podem não receber o próximo pagamento. Portanto, é fundamental ficar atento aos prazos e respeitar as regras estabelecidas.
Lembrando que os aposentados precisam ter uma conta bancária no Bradesco para receber o benefício, pois essa é a instituição financeira associada à Prefeitura.
Além disso, a Prefeitura enfatiza que o recadastramento substituirá a Prova de Vida este ano, e os pensionistas com menos de 18 anos devem comparecer acompanhados pelos pais ou responsáveis. Por fim, abaixo estão os documentos necessários para realizar o processo:
- Documento de identificação com foto (RG, passaporte, CNH, etc.);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certidão de casamento, se o beneficiário for casado;
- Comprovante de residência atual (conta de luz, água ou IPTU).