no , ,

ATENÇÃO! Aposentados Terão Seus Benefícios Penhorados Veja

Uma decisão do STJ pode impactar de forma bem direta as vidas de milhares de aposentados.

inss vai permitir penhorar benefício
inss vai permitir penhorar benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é amplamente conhecido pela maioria dos brasileiros como o órgão responsável por fornecer benefícios previdenciários aos trabalhadores do país. Atualmente, cerca de 37 milhões de cidadãos estão sendo atendidos pelo INSS, incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que dependem de auxílios.

No entanto, uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode trazer desafios para os aposentados brasileiros. Se você já é aposentado ou está próximo de se aposentar, é importante estar ciente dessas mudanças. Continue lendo para entender como essa decisão pode afetar os aposentados no Brasil.

Decisão do STF

O STJ aprovou uma medida que permite a penhora dos benefícios dos aposentados para pagamento de dívidas. Anteriormente, essa prática era restrita a aposentados que recebiam mais de 50 salários mínimos. No entanto, com a nova decisão, qualquer valor de benefício pode ser penhorado para quitar dívidas pendentes.

Essa decisão já está sendo implementada em vários tribunais, incluindo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde os valores penhorados podem variar entre 10% e 30% dos benefícios. Portanto, os aposentados que estão com problemas financeiros devem ter cuidado para evitar a perda de parte de seus benefícios de aposentadoria.

Confira exemplos práticos de penhoras realizadas pelo INSS

Para entender melhor como a resolução do Superior Tribunal de Justiça está sendo aplicada na prática, é necessário analisar casos concretos que foram exemplificados por desembargadores envolvidos nesse tipo de processo. Esses exemplos ajudam a compreender as possibilidades que surgem a partir da decisão. Vejamos alguns casos:

Em um caso de improbidade administrativa, em que ocorreu corrupção, a Justiça decidiu penhorar o percentual máximo do salário do aposentado, ou seja, 30% do valor total. Essa decisão foi tomada porque a Justiça constatou que o acusado possuía múltiplos empregos e ainda continuaria recebendo 70% do salário do INSS. Dessa forma, o indivíduo não seria prejudicado.

Por outro lado, também existem situações em que a penhora da aposentadoria é negada. O advogado Antonio Nachif menciona o caso de uma aposentada que estava sujeita à penhora. No entanto, ao constatar que a renda mensal da segurada do INSS era de apenas 2 salários mínimos, o pedido de penhora não foi aprovado.

TEMU VAI ROUBAR CLIENTES SHEIN?

Nova EMPRESA Chinesa Vai Derrubar A SHEIN! Saiba Mais

novo calendário do bolsa família

Bolsa Família Lança NOVO Calendário E Brasileiros Comemoram